25 outubro 2012

Trocas de livro pela internet (#2) - Sites para troca

Hoje, quinta-feira, volto com um post da série "Trocas de Livro pela Internet", êhh! Houveram muitas visualizações, o que me deixa feliz mesmo que não tenha tido muitos comentários, haha. O que importa é que continuo animadíssima com o blog e com essa série.

O post de hoje será relacionado a sites para trocas de livros online. Além dos sites, há também vários fóruns que fazem esse tipo de coisa, até grupos no Facebook, mas preferi me conter apenas com os sites já que são os mais seguros para fazer isso.

Eu sou uma trocadora assídua do Skoob (tire suas dúvidas sobre o site aqui), mas participo também de outra rede social que faz isso, chamada Livra Livros. Abaixo, falarei sobre o sistema de troca de cada uma.

LivraLivro

O LivraLivro, diferentemente do Skoob, tem o intuito apenas de trocas. Você não marca o que vai ler ou faz uma resenha do que já leu; lá você apenas marca os livros que você deseja para trocar e os livros que você está trocando. O sistema do site é de crédito, ou seja, você recebe um crédito (um "dinheiro" do site) a cada livro que você envia. Com esse crédito, você pode pedir um livro que queira e então, quando a troca for efetuada, seu crédito passa para a outra pessoa. Na minha opinião, esse é o melhor modo de troca, por mais que muitos achem complicado. Mas quando você troca livro x livro, é difícil aquela mesma pessoa ter o livro que você deseja, então, a troca fica complicada de ocorrer. Sendo que quando é por crédito, você pode enviar o livro pra uma pessoa e pedir o que você quer pra outra, ou seja, muito mais prático.



Nesse site você recebe email quando um livro é solicitado, há toda uma regra para as trocas e ao que tudo indica, é bem organizado. Ele foi um projeto de um aluno da PUC - RJ e eu achei isso bem genial, pois tem um intuito muito bom, é bem elaborado e é bem fácil de mexer no site, pois tem poucas ações.

Estou a pouco tempo no LivraLivro, mas ainda não fiz nenhuma troca. Já recebi solicitação (e foi bem rápido! Coloquei o livro pra trocar e no dia seguinte uma garota me pediu), mas não pude aceitar porque não ia conseguir enviar o livro naquela semana. Então, uma coisa que percebi no LivraLivro, é que os livros que ficam saturados no Skoob, no LL ele foi solicitado muito mais rápido, porque não tinham tantas pessoas assim para trocá-lo. O Livra Livros não é tão famoso quanto o Skoob, mas já tem muitos usuários. Então, se você gosta de trocar livros, essa é uma boa rede social.

Skoob

Eu já dei um guia básico do Skoob aqui no blog, mas agora falarei apenas de suas trocas. Como o ele é mais uma rede social para amantes de livros, você pode fazer amizade com diversas pessoas e procurar alguém que tenha um livro que você queira, propor para ela uma troca e ver se ela aceita. Esse é o sistema livro x livro, onde a pessoa pede um livro interessado e você um dela. O envio pode ser simultâneo ou o usuário pode determinar que quer receber primeiro e depois enviar, pois muitos já sofreram calote com esse método (por isso eu nunca fiz, acho que o boca-a-boca é muito arriscado).

Desde o ano passado, o Skoob abriu uma nova área no site que é apenas para trocas. Ele é chamado PLUS, tem o sistema crédito x livro e você se cadastra nele gratuitamente ou paga R$9,90, que foi o meu caso. No gratuito, o seu perfil ganha um selo Plus ao lado do seu nome e ele é laranja. Você então pode entrar nessa área de Plus, que é restrita para quem tem usuário assim, e você vem com 0 de crédito, ou seja, você tem que fazer uma troca para ganhar crédito e só então poder solicitar um. Quando você paga para ser Plus, o selo ao lado do seu nome é em azul e você já vem com 2 créditos, ou seja, pode efetuar duas solicitações assim que entra nesse sistema.


Uma coisa ótima do Plus é que nele você tem uma área para pesquisar os títulos que estão disponíveis para troca. Então se você quer o Livro X, é só colocar na área de pesquisa na página Plus e você vai achá-lo. Abaixo da capa, vem a quantidade de usuários que fazem troca e o botão "Solicitar". Essas pessoas para troca podem ou não ser Plus, então pode ainda assim haver trocas livro x livro quando você pesquisar o que deseja e a pessoa não for desse novo método.

Os livros que você marca como desejado na página normal do Skoob também aparece nessa nova área, então fica mais fácil de você saber se tem algo que te interesse pra troca só clicando ali. Além disso tudo, você tem sua reputação (que melhora ou piora de acordo com suas trocas), sua área de endereço, as trocas já solicitadas e enviadas e agora, uma novidade, foi uma área de Sugestões, onde o Skoob vê seu gosto por livros lidos/vai ler e sugere as trocas disponíveis.

Outros sites

O Google me ajudou a achar mais dois sites: o primeiro é O Livreiro, uma rede social de leitura, onde você marca os livros que quer ler, leu e etc. Ele tem algumas coisas diferentes que o Skoob, mas ele é mais para esse formato.


O outro é o Trocando Livros, que tem apenas esse finalidade. Por enquanto não pode se cadastrar no site, por isso não posso dizer nada mais detalhado, sendo que ainda assim é uma opção.



E é isso aí! A terceira parte da série será sobre envio de livros pelo Correio e será postada na terça-feira.

Espero que tenham gostado!

0 comentários:

Lara Martins

Minha foto
Lara Martins
Com 17 anos, sou viciada em todo tipo de leitura. Adoro escrever, vou publicar um livro e enquanto isso, aprendo com os acertos e erros de autores que me conquistam. Tenho o LPL para não me perder no mundo real e esquecer a fantasia que preenche as páginas dos livros. Meu intuito é apenas passar minha opinião; todo o comentário é bem vindo.
Ver meu perfil completo

Seguidores