23 outubro 2012

O que é Skoob?

Hoje em dia no mundo literário é muito difícil você ver alguém que não saiba o que é a rede social Skoob. Está em blogs, está em sites e está na boca do povo que ama livros. Mas ainda assim, tem gente que não conhece ou não gosta ou acha que é uma rede social difícil, por isso estou aqui para tirar ajudar!

Primeiramente devo explicar que Skoob é na verdade Books (livros em inglês) ao contrário. Isso foi uma tremenda descoberta pra mim, porque eu sou lezada e só depois de um ano usando o Skoob que eu soube que era isso. Aos que descobriram só de ler pela primeira vez, parabéns! Hahaha.

Página inicial da conta no Skoob


O Skoob é uma rede social para quem lê pouco, muito, mais ou menos e está entrando nessa vida agora.  Lá você encontra todos os títulos que já leu ou se não encontrar, pode você mesmo cadastrá-lo no site. Nesse site você pode marcar os livros nas seguintes categorias:

Lido
Lendo
Vai Ler
Relendo
Abandonou

Você pode conseguir que o livro seja marcado nessas categorias de maneira fácil e rápida, que fica logo embaixo do título. Há também subcategorias e são elas:

Favoritos
Tenho
Desejados
Emprestados
Troco
Meta

Cada título é bem autoexplicativo, mas os mais importantes para mim são os desejados e metas, já que quando você marca um livro como "Vai ler" a lista cresce imensamente e você acaba se perdendo, pois são diversos títulos e novidades por essa rede social, então essas duas categorias te ajudam a se organizar mais. No meu caso, eu marco desejados para todos os livros que eu quero de verdade e na meta, os livros que quero comprar para meta de leitura.

O site é bem simples e básico. O cadastro é rápido e dá até pra entrar por uma conta no Facebook, onde também dá pra vincular os seus acontecimentos no Skoob com a outra rede social, deixando seus amigos verem o que anda lendo.

Outra coisa boa, é que no Skoob, além de você organizar sua estante de livros lidos e desejados, você pode ver opinião de outras pessoas que leram livros que você quer, já que há uma parte, em cada página online do livro, que os usuários deixam suas resenhas. E quando termina de ler um livro, pode marcar com estrelas se você achou o livro bom, ruim, ótimo e etc.

Você pode fazer amigos e participar de grupos. Esse grupo pode ser de determinado gênero de livro, determinado autor, obra ou até de trocas, basta você pesquisar o que deseja no site. Na parte de Seguidores, você marca os usuários que mais se parecem contigo quanto a leitura e vê tudo o que ele leu ou resenhou na sua página principal.

O Skoob também tem dois sistemas de troca: livro x livro (onde você procura um usuário que tenha o livro de seu interesse e ele escolhe um seu) ou por crédito (você envia um livro e ao invés de ganhar outro do mesmo usuário, ganha crédito, podendo assim solicitar o seu desejado a outra pessoa). Falarei mais sobre isso na segunda parte do "Trocas de Livros pela Internet".

Página do Plus

E a última coisa que agregaram ao Skoob foi promoções! O site agora faz promoções com parceria entre as maiores editoras do brasil e o disponibiliza como "Cortesias", daí é só criar sua conta, clicar nesse link no topo da tela e participar das promoções disponíveis.

Essas são todas as ferramentas do Skoob. Todas são mega fáceis de manusear e todos podem participar, não precisam ter medo. A aparência do site é clássica, o que o torna leve para quem tem internet lenta. Eu hoje em dia não consigo ficar no computador sem ficar vendo minha conta no Skoob, sou totalmente viciada nele e acho que todos devem experimentar, já que é uma ótima maneira de conhecer novos títulos e autores.

Mas e aí, se interessou? Já sabia do Skoob? Crie uma conta e me adicione como amiga, podemos ter gostos parecidos e até trocar um livro, quem sabe.


1 comentários:

@BruCasati disse...

Assim como você, eu descobri ha pouco tempo que SKOOB é "books" ao contrário. Fiquei pasma, e desde então comecei a ler os nomes de algumas empresas (e afins) ao contrário e ver se descobria algo, rs.

Mas, enfim... Esta rede social foi um tiro certeiro. É maravilhoso participar de uma rede social de leitores, ver o que os amigos estão lendo e recomendando... Recomendo o Skoob para todos que gostam de leitura. ^_^

Lara Martins

Minha foto
Lara Martins
Com 17 anos, sou viciada em todo tipo de leitura. Adoro escrever, vou publicar um livro e enquanto isso, aprendo com os acertos e erros de autores que me conquistam. Tenho o LPL para não me perder no mundo real e esquecer a fantasia que preenche as páginas dos livros. Meu intuito é apenas passar minha opinião; todo o comentário é bem vindo.
Ver meu perfil completo

Seguidores